Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alguns Famosos Tenistas


Pedro Sousa


Frederico Gil


Frederica Piedade



 Michelle Larcher de Brito

Alguns gestos técnicos do Ténis

A Direita é uma jogada que se faz com a palma da mão virada para a bola. É uma jogada de base, mais associada ao fundo do campo, que permite a preparação táctica do ponto. É uma arma usada também para desestabilizar e acabar o ponto.


A Esquerda é uma jogada que se faz com as costas da mão principal, viradas para a bola. É uma jogada de base, mais associada ao de fundo do campo. Existe duas formas de jogar a esquerda, a esquerda a 1 mão e a esquerda a 2 mãos. Cada uma confere ao jogador varias hipóteses tácticas. A esquerda a uma mão permite mais variedade e mais toque de bola, enquanto que, a esquerda a 2 mãos permite jogar a bola com mais força e mais controlo.

O Serviço é a jogada que inicia cada ponto numa partida. A sua execução é feita por cima da cabeça, com o lançamento da bola feito pelo próprio jogador. A utilização do corpo é importante na extensão máxima deste. Assim consegue-se jogar a bola, com a raquete, num ponto alto, com uma optimização do esforço, no intuito, de servir com o máximo de potência.

O ás é um serviço ganhante, ao qual o jogador que se encontra na resposta não toca.

O volei é uma jogada feita sem deixar cair a bola, mais associada ao ataque e joga-se perto da rede. Existe o volei de direita e o volei de esquerdo, cujo, o lado da mão virado para a bola é o mesmo das jogadas de fundo do campo.


O smach é uma jogada executada por cima da cabeça e normalmente é uma resposta a uma bola defensiva, jogada em balão quando o jogador está perto da rede. A sua execução é difícil porque requer muita habilidade para se posicionar de baixo da bola, saltar e jogar a bola em potência. Permite desestabilizar o jogador que está no fundo do campo,e é uma arma quando é bem utilizado.




O balão ou "Lob" é uma jogada defensiva que serve para passar a bola por cima do jogador quando este está perto da rede. Possibilita, se bem executado e profundo, de forma a impedir o jogador de efectuar um "Smach", retomar um ascendente na jogada. Ascendente perdido, normalmente pelo ataque do jogador que subiu à rede.




Raquete de Ténis

A raquete é constituída por  3 partes:


  1. A cabeça com as cordas;
  2. O coração: que é a parte que vai da pega à cabeça;
  3. A pega: onde o jogador põe a mão ou as mãos;

Ficheiro:Tennis Racket and Balls.jpg

Pontuação num jogo de Ténis

A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de ténis é designado por termos como 15, 30, 40, e jogo, com zero pontos sendo referido pelo termo "love".Um empate em 40 é chamado de "deuce". Porque um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo contínua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar, o jogador que vencer o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de ténis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro. Os jogadores ou equipas mudam os lados quando a soma dos jogos jogados for ímpar.

Os jogadores devem vencer seis jogos para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois jogos. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 jogos vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6. Um tie-break é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos. O vencedor de um tie-break vence o set por 7-6, mais o total de pontos feitos no tie-break. O jogos de ténis é normalmente de três ou cinco sets.

O que é Ténis??? E Constituição do campo

Ténis é um desporto de origem francesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, relva ou saibro. Saibro para quem não sabe é uma superfície de terreno que mistura argila e areia. Num jogo de ténis participam dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meias-quadras por uma rede. O Objectivo do jogo é rematar uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.


Para marcar um ponto é necessário que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário…).